A importância do Lifelong Learning para o desenvolvimento e a atualização profissional

A educação é a base, o pilar, o alicerce de uma sociedade, de um país. Na escola aprendemos civilidade, respeito, conhecimento, entre outras dezenas de qualidades. Mas não é, e nem deve ser apenas durante o período da escola ou da faculdade/universidade que devemos estudar. Pelo contrário. Estudar é um processo contínuo, para toda a vida.

Mesmo depois de tantos anos de estudo e de inúmeros diplomas – do ensino básico à pós-graduação – parar de estudar é algo impensável nos dias de hoje.

Mas o que é o conceito de Lifelong Learning? Traduzido para o português significa “aprendizado ao longo da vida”, ou seja, não devemos parar de aprender nunca.

Com a velocidade das informações que são inseridas no mercado (especialmente após a consolidação da Internet) e a velocidade com que estes mercados se movimentam, este conceito nunca esteve tão em alta.

Não se trata de certificação, e sim de conhecimento. Não são os diplomas que irão atestar a habilidade de solucionar e resolver problemas. É o repertório que se tem sobre alternativas e possibilidades que permitem buscar soluções mais eficientes, eficazes e efetivas.

Somente uma pessoa que integra a sua vida o conceito de Lifelong Learning, conseguirá estar mais atualizada, entregando resultados mais rápidos e com custos menores (especialmente, quando se associa tecnologia a estas soluções). E para tal, a atualização constante é uma necessidade.

Estas medidas contribuem para um profissional mais requisitado, que consegue responder com antecedência às mudanças do mercado.

O desenvolvimento comportamental (liderança, trabalho em equipe, motivação) também impacta resultados e pessoas. Ou seja, não são apenas as habilidades técnicas que devem ser aprimoradas, mas também as habilidades gerenciais e comportamentais.

Como aplicar o conceito de Lifelong Learning na prática? Procure por cursos que aprimorem ou atualizem a sua habilidade técnica, gerencial ou comportamental. Dê preferência para suprir demandas. Faça uma avaliação daquilo que você mais precisa desenvolver ou atualizar neste momento. Procure também referências no assunto, e cursos que estejam alinhados às suas necessidades.

Estar atualizado e desenvolver-se é muito prazeroso. É mais do que apenas destacar-se no mercado. É motivador, energizante, revigorante. E como foi dito, na velocidade do mundo atual, atualização é fundamental, com benefícios de segurança à autorrealização.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×