Colaboração e cocriação como alavancas de inovação no pós COVID-19

Sim, este não é mais o Novo Normal. É o normal de agora, o nosso normal, e certamente as mudanças que ocorreram já nos impactaram na maneira sobre como nos relacionamos com os outros, estudamos, fazemos negócios e todos os outros aspectos de nossa vida que podemos imaginar.

O mundo depois do COVID é de alguma forma menos globalizado, devido às precauções reforçadas e protecionismo, e é mais sustentável (vimos como a redução da atividade fóssil afetou positivamente o meio ambiente); é também mais desigual, devido às diferenças de resiliência entre os países, refletidas no aumento do desemprego em todo o mundo. Alguns países recuperarão seus empregos de forma mais rápida; outros, amargarão por muito mais tempo.

Antes do COVID, a discussão girava em torno do que fazer com o tempo livre que a digitalização e robótica estavam criando no mercado. A questão agora é como essa tendência vai evoluir, e o que irá prevalecer: será a recuperação dos empregos ou a continuação da automação e da robotização? Em todo caso, o tempo livre já está aqui, e certamente estamos aprendendo – de forma extremamente rápida – sobre o que fazer com ele.

Estamos passando por mudanças comportamentais por toda parte. Algumas destas mudanças são apenas a aceleração de tendências, enquanto outras representam comportamentos novos, pois eram inesperados há alguns meses. Estamos, basicamente, cem por cento de nosso tempo conectados, online. Estamos mais preocupados em nos exercitar e manter nossa saúde, estamos desenvolvendo novos hobbies, estamos nos relacionando com a família e amigos de uma forma completamente diferente. E, claro, a discussão evoluiu de “se é possível trabalhar remotamente” para “por quanto tempo permaneceremos trabalhando remotamente, no futuro”.

Por fim, existe uma enorme quantidade de talentos disponíveis, infelizmente desempregados, em busca de novas oportunidades. Estão prontos para trabalharem remotamente, conectados de qualquer lugar do mundo. Considerando todos esses ingredientes acima, gostaria de destacar dois pontos principais. Em primeiro lugar, que momento interessante para inovação e empreendedorismo, se entendermos todas essas mudanças e oportunidades que são disruptivas. Não há dúvida de que sairemos da crise mais fortes, mais unidos, mais sustentáveis ​​e mais éticos. E é claro, haverá empresários surfando a onda e tornando esse nosso normal, bem como o mundo, lugares melhores.

E por último, mas provavelmente a conclusão mais importante, a palavra para esse nosso normal é Colaboração. Por toda parte. Começando com o exemplo óbvio da vacina, a colaboração será e já é a habilidade necessária para prosperar nesse nosso normal. Colaboração entre governos, organizações, empresas e pessoas. Todo o ecossistema trabalhando para atender às necessidades humanas. E em menor escala, impactando cada um de nós, em nossas organizações e empresas. Colaboração e cocriação entre os diversos atores dos diversos ecossistemas é a forma como a inovação seguirá acontecendo nesse nosso normal.

Se você está pensando sobre essas mudanças e como elas impactarão sua organização, se você está pronto para sua jornada de transformação e se está se esforçando para implementá-la, e se você acredita que o trabalho em equipe e a colaboração são elementos-chave de sua empresa, temos assuntos importantes para discutir. Se você acredita que a educação ao longo da vida – baseada em suas necessidades reais, em sua agenda transformacional, construindo o seu próprio currículo – é a maneira de desenvolver suas habilidades nesse nosso normal, a DSI Academy está pronta para ajudá-lo. Ligue para nós, estamos aqui para apoiá-lo. De forma remota ou não, estamos sempre prontos!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×